Fenômenos físicos e químicos

fenômenos físicosNesta parte dos nossos estudos nós discutiremos os fenômenos físicos e químicos transformações que ocorrem ao nosso redor. É, talvez você não tenha se dado conta, mas inúmeras transformações dessa natureza acontecem diariamente bem ao seu lado. E você achava que a química não tinha nada a ver na sua vida…

Transformação significa modificação, alteração. Para que possamos descrever uma transformação ocorrida, é necessário que se observem dois momentos: o estado inicial (antes da transformação) e o estado final (após a transformação). Ao compararmos estes dois momentos, podemos classificar qual o tipo de transformação que este objeto ou substância sofreu.

Outro termo muito utilizado em química (que com certeza você já ouviu falar) é o termo fenômeno.

fenômenos físicos e químicos
Na Física, na Química e em outras Ciências, os acontecimentos que transformam os corpos, quer em sua composição, quer em sua posição no Universo, são denominados fenômenos.

Ouro(parte) Aliança

Massa(g) = 2,5 g Massa(g) = 2,5 g

Densidade(g/cm³)= 19,5 Densidade(g/cm³)= 19,5

Ponto de Fusão = 1.064ºC Ponto de Fusão = 1.064ºC

Cor – amarelo Cor – amarelo

Somente a forma e aparência do ouro sofreram alterações; este tipo de transformação é conhecida como transformação física ou fenômeno físico: o fenômeno físico ocorre sem provocar alteração nas sua constituição interna, ou seja, não se formam novas substâncias.

Pense:

Água virando gelo,
Água evaporando;
Gelo derretendo;
O vapor d’ água que volta a se transformar em líquido.

Em todas as transformações acima temos a água em diferentes estados físicos; portanto, temos transformações físicas ou fenômenos físicos, pois não houve alteração em sua constituição interna, mas sim na forma e aparência.

Agora observe a situação abaixo:

fenômeno químico

Durante a queima ocorreu uma alteração de natureza interna: formaram-se novas substâncias; ou, em outras palavras, ocorreu uma transformação química ou fenômeno químico.

Em nossas vidas, em geral, ocorrem diversas transformações químicas. Alguns exemplos práticos são: apodrecimento de frutos, deteriorização de alimentos, ferrugem dos objetos de ferro, fermentação alcoólica, formação da coalhada, respiração dos seres vivos, fotossíntese, produção de pão (feito de farinha, fermento, água, sal e açúcar; durante a sua fermentação, ocorre a liberação de gás carbônico; é por isso que o pão “cresce”), produção do vidro a partir da areia, extração de corantes, produção do vinho a partir da fermentação da uva, produção de sabão, entre muitas outras coisas.

As transformações químicas são usualmente chamadas de reações químicas. As substâncias iniciais das reações químicas são chamadas de reagentes, enquanto que as substâncias finais são chamadas de produtos.