Imunidade alimentos e dieta

Com uma boa dieta e os alimentos adequados que aumentam a imunidade do seu organismo você  se fortalecer no combate a doenças,  radicais livre e no retardamento dos efeitos do envelhecimento no organismo.

Muitos são os fatores que interferem no sistema imunológico: estresse, poluição, agrotóxicos e deficiência de nutrientes são exemplos de causas que interferem no bom funcionamento das defesas do nosso organismo.

Com prática regular de exercícios e  uma boa alimentação, você pode manter a sua imunidade em alta e ter uma vida mais saudável.

Abaixo colocamos algumas dicas de alimentos que não podem faltar na sua dieta.

Tomate

É um dos melhores combatentes contra o câncer de próstata. O licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelha da fruta, tem a capacidade de se acumular na glândula prostática e inibir o crescimento de células cancerígenas.

Uma das boas notícias é que os benefícios são ainda maiores quando consumido na forma de molho, claro que não estamos nos referindo a versão em lata e cheia de conservantes.

O aquecimento aumenta a absorção de licopeno pelo organismo. É recomendado o consumo de 1 unidade por dia, e quanto mais vermelho melhor.

O licopeno é melhor absorvido na presença de gordura por ser lipossolúvel( dissolve na gordura), portanto uma dica é preparar o molho com um fio de azeite.

Cogumelo

Tem alto índice de proteínas, mas contém também fibras, minerais, vitaminas e mais duas substâncias muito importantes as betaglucanas e a eritadenine, que contribuem para reduzir o acúmulo de gordura no sangue e as taxas de colesterol.

Gengibre

Combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e pode ser usado no combate a enjôos como calmante do estômago. Muito rico em vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo, e ainda contém gingerol que tem ação comprovada no combate ao câncer.

Frutas Vermelhas

Morango, framboesa, uva, amora, todas estas frutas possuem antocianinas e flavonóides que são as substâncias responsáveis pela cor vermelho-arroxeada. Outra fruta muito importante deste grupo é o mirtilo(blueberry), pois ajuda a reverter a queda das funções cerebrais e aumenta a liberação de dopamina, que tem a função energizante e estimulante.

Pimenta

Uma das melhores fontes de betacaroteno, que se transforma em vitamina A e auxilia o organismo na luta contra todo tipo de infecções.

É aquela substância que faz a boca arder, a capsaicina, age na liberação de endorfinas e na dissolução de coágulos sanguíneos, que ajuda no controle de colesterol e prevenir a arteriosclerose.

Chá Verde

Esta erva estimula o crescimento de bactérias que são benéficas ao intestino e inibe a ação das maléficas.

É muito importante que nosso trato intestinal esteja em perfeito funcionamento, cerca de 70% do nosso sistema imunológico depende disto. É recomendado que se tome 4 xícaras de chá por dia para contar com os benefícios do chá-verde.

Batata Doce

Este tubérculo tem poderes incríveis para o bom funcionamento do sistema imunológico, atua no combate ao mal de Parkinson, males do fígado, problemas cardíacos e câncer.

Canela

Impede o desenvolvimento de bactérias no organismo, inclusive no combate ao mau hálito e alguns estudos apontam para a sua utilização no combate ao diabetes tipo 2.

Figo

Rica em fibras, que contribuem na regulação dos níveis de insulina, no funcionamento do intestino e na diminuição da velocidade do envelhecimento.

Conta ainda com polifenóis, que impedem a degradação celular pela ação da poluição, fumo e estresse. Deve ser consumida com moderação, o seu excesso favorece o acúmulo de gordura, recomenda-se quatro unidades da fruta por semana.

 Romã

O consumo desta fruta está associada à diminuição dos riscos de desenvolver doenças do coração e câncer, pois é rica em flavonóides, substâncias que controlam o colesterol e regulam o fluxo sanguíneo para o coração.

 Salmão

O peixe é um alimento rico em ômega-3, um óleo saudável e com ação antioxidante.

Do salmão retira-se o DMAE, substância que tem sido utilizada há muito tempo para conservar o aspecto jovem da pele.

Castanha-do-Pará

É muito rica em selênio, mineral antioxidante que diminui a degeneração cutânea e cerebral e ainda conta com o magnésio, que interfere na atividade muscular e cardíaca.

Brocólis

Repletos de fósforo, magnésio, potássio, cácio e vitamina C.

Uma xícara tem 10% da dose diária recomendada de ferro e Vitamina C que um adulto necessita.

Linhaça

A semente é fonte de ômega-9 e ácido alfa-linoleico, que ajudam o intestino e coração a funcionar melhor. pois equilibram os níveis de gordura no sangue. O melhor é consumi-la triturada ou na forma de farinha.

Se germinar as sementes num copo d’água da noite para o dia o seu poder de força é aumentado muito.

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