Alimentos ricos em Vitamina D

Introdução

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que está naturalmente presente em alimentos muito poucas, adicionado aos outros, e está disponível como um suplemento dietético.

Também é produzido endogenamente quando os raios ultravioletas da luz solar incudem sobre a pele e são o gatilho para a síntese da vitamina D.

A vitamina D pode ser obtida a partir de exposição ao sol, dos alimentos, suplementos e é biologicamente inerte e deve ser submetida a duas hidroxilações no corpo para a ativação. O primeiro ocorre no fígado e converte a vitamina D a 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], também conhecido como calcidiol. A segunda ocorre principalmente no rim e forma a fisiologicamente ativa 1,25-dihidroxivitamina D [1,25 (OH)2 D], também conhecido como o calcitriol.

A vitamina D promove a absorção do cálcio no intestino e mantém as concentrações de cálcio sérico e fosfato em níveis adequados, para permitir a mineralização do osso normal, e para impedir tetania hipocalcêmica. Também é necessária para o crescimento ósseo e remodelação óssea pelos osteoblastos e osteoclastos. Sem vitamina D suficiente, os ossos podem ficar finos, quebradiços ou disformes. A suficiência de vitamina D previne o raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos. Juntamente com o cálcio, a vitamina D também ajuda a proteger adultos mais velhos de osteoporose.

A vitamina D tem outras funções no corpo, incluindo a modulação do crescimento celular, a função neuromuscular e imunitário, e redução da inflamação. Muitos genes que codificam proteínas que regulam a proliferação celular, diferenciação, e apoptose são modulados em parte pela vitamina D. Muitas células possuem receptores de vitamina D, e alguns convertem 25 (OH)D para 1,25 (OH)2 D.

A concentração sérica de 25 (OH)D é o melhor indicador de status da vitamina D. Isto reflete a vitamina D produzida cutuneamente e que é obtida a partir de alimentos e suplementos e tem uma razoável meia-vida 15 dias. As funções de25(OH)D são como um biomarcador de exposição, mas não está claro até que ponto os níveis de 25 (OH)D também servem como um biomarcador de efeito (ou seja, relativo ao estado de saúde ou de resultados). Níveis séricos de 25(OH)D não indicam a quantidade de vitamina D armazenada em tecidos do corpo.

Em contraste com 25 (OH)D, a circulação de 1,25(OH)2D, geralmente não é um bom indicador do estado da vitamina D, porque ele tem uma meia-vida curta de 15 horas e as concentrações séricas estão estreitamente regulados pelo hormônio paratiróide, cálcio , e fosfato. Os níveis de 1,25 (OH)2 D normalmente não diminuem até que a deficiência de vitamina D seja grave.

Há uma discussão considerável das concentrações séricas de 25 (OH)D associados com a deficiência (por exemplo, o raquitismo), a adequação para a saúde óssea, e do bom estado de súade de forma geral, pontos de corte não têm sido desenvolvidas por um processo de consenso científico.

Com base na revisão de dados das necessidades de vitamina D, uma comissão do Instituto de Medicina concluiu que pessoas correm o risco de deficiência de vitamina D na forma de solução 25(OH)D concentrações menor que 30 nmol / L (menor que 12 ng / mL). Alguns são potencialmente arriscadas em níveis que variam de 30-50 nmol / L (12-20 ng / mL).

Praticamente todas as pessoas tem níveis suficientes em níveis maior ou igual a 50 nmol / L (maior ou igual a 20 ng / mL), o comitê afirmou que 50 nmol / L em soro de 25 (OH)D, abrange as necessidades de 97,5% da população. As concentrações séricas maior que 125 nmol / L (maior que 50 ng / mL) estão associados com os potenciais efeitos adversos(Tabela 1).

Principais fontes

Uma complicação adicional para a avaliação do estado da vitamina D é na medição real das concentrações de soro de 25(OH)D.

A variabilidade existente entre os vários testes disponíveis (os dois métodos mais comuns são baseados em anticorpos e cromatografia líquida) e entre os laboratórios que realizam as análises.

Isto significa que, em comparação com a concentração real de 25(OH)D em uma amostra de soro do sangue, um valor falsamente baixo ou falsamente elevado pode ser obtido de acordo com o ensaio de laboratório utilizado.

Um material de referência padrão para 25 (OH) D tornou-se disponível em Julho de 2009, que permite a normalização dos valores laboratoriais e pode melhorar a variabilidade método relacionado.

Aportes de referência

Valores de ingestão de referência para a vitamina D e outros nutrientes são fornecidos nas Dietary Reference Intakes (DRIs) desenvolvidos pela Food and Nutrition Board (FNB) no Instituto de Medicina das Academias Nacionais (ex-National Academy of Sciences). DRI é o termo geral para um conjunto de valores de referência utilizados para planejar e avaliar a ingestão de nutrientes de pessoas saudáveis. Estes valores, variam por idade e sexo, incluem:

_ Recomendação Dietary Allowance (RDA): nível médio diário de ingestão suficiente para atender às exigências nutricionais de quase todos (97% -98%) pessoas saudáveis.

_ Ingestão adequada (AI): criado quando a evidência é insuficiente para desenvolver uma RDA e é fixado em um nível assumido para assegurar a adequação nutricional.

_ Nível de ingestão tolerável (UL): ingestão diária máxima da probabilidade de causar efeitos adversos à saúde.

A FNB estabeleu uma RDA para a vitamina D que representa um consumo diário que é suficiente para manter a saúde dos ossos e metabolismo do cálcio normal em pessoas saudáveis. RDAs de vitamina D são listados em ambas as Unidades Internacionais (UI) e microgramas (mcg); a atividade biológica de 40 UI é igual a 1 mcg (Tabela 2). Mesmo que a luz solar pode ser uma fonte importante de vitamina D, para alguns, os RDAs de vitamina D são definidos com base na exposição ao sol mínima.

Fontes de vitamina D

Alimentos

Muito poucos alimentos na natureza contêm vitamina D. A carne de peixes gordos (como salmão, atum e cavala) e óleos de fígado de peixe estão entre as melhores fontes. Pequenas quantidades de vitamina D são encontrados em fígado bovino, queijo, e gemas de ovos. A vitamina D nestes alimentos é principalmente sob a forma de vitamina D3 e metabolizada como 25 (OH)D3. Alguns cogumelos fornecem vitamina D2 em quantidades variáveis. Cogumelos com níveis aumentados de vitamina D2 expostos a luz ultravioleta, sob condições controladas também estão disponíveis.

fontes ricos em vitamina D

A exposição ao sol

A maioria das pessoas conseguem uma boa parte da vitamina D que precisa por meio da exposição à luz solar. Raios ultravioletas (UV) B com um comprimento de onda de 290-320 nanómetros penetra na pele descoberto e converte para 7-dihidrocolesterol em pré-vitamina D3 , que por sua vez torna-se a vitamina D,3. Condições climática durante o dia, cobertura de nuvens, nevoeiro, teor de melanina da pele, e filtro solar estão entre os fatores que afetam a exposição à radiação UV e a síntese de vitamina D.

Deficiência de vitamina D

Deficiências nutricionais são geralmente o resultado de inadequação dietética, absorção deficiente e uso, a exigência aumentou, ou excreção aumentada. Uma deficiência de vitamina D pode ocorrer quando a ingestão usual é menor do que os níveis recomendados ao longo do tempo, a exposição à luz solar é limitada, os rins consegue, converter 25(OH)D na sua forma ativa, ou a absorção de vitamina D a partir do trato digestivo é insuficiente. As dietas deficientes de Vitamina D são associadas com alergia ao leite, a intolerância à lactose, ovo, vegetarianismo e veganismo.

Raquitismo e osteomalácia são as clássicas doenças da deficiência de vitamina D. Em crianças, a deficiência de vitamina D provoca raquitismo, uma doença caracterizada por uma falha do tecido ósseo em mineralizar adequadamente, resultando em ossos moles e deformidades esqueléticas. Raquitismo foi descrita pela primeira vez em meados do século 17 por pesquisadores britânicos. No final dos anos 19 e início do século 20, os médicos alemães observaram que o consumo de 1-3 colheres de chá / dia de óleo de fígado de bacalhau podia reverter o raquitismo. A fortificação do leite com vitamina D início na década de 1930 fez o raquitismo uma doença rara, embora ainda seja relatado periodicamente, particularmente entre crianças afro-americanos e crianças desnutridas.

Riscos para a Saúde de níveis elevados de vitamina D

A toxicidade da vitamina D pode causar sintomas não específicos, tais como anorexia, perda de peso, poliúria, e arritmias cardíacas. Mais a sério, ele também pode elevar os níveis sanguíneos de cálcio que leva a vascular e calcificação dos tecidos, com conseqüente dano ao coração, vasos sanguíneos e nos rins. O uso de suplementos de tanto cálcio (1.000 mg / dia) e vitamina D (400 UI) por mulheres na pós-menopausa foi associado com um aumento de 17% no risco de pedras nos rins ao longo de 7 anos. Uma concentração de 25(OH)D maior que 500 nmol / L (maior que 200 ng / mL) é considerado como sendo potencialmente tóxico.

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2 respostas para Alimentos ricos em Vitamina D

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