Conselhos para controle de peso

Manter o peso, aprender a ter equilíbrio, é conseguido através da atenção a uma série de fatores, incluindo uma dieta equilibrada … E também em pequenas ações cotidianas podem ajudar a evitar o excesso de peso de forma permanente:

  • Saber administrar sua alimentação:todo mundo tem um limite, uma certa quantidade de calorias que funcionam como um “crédito” … se supera-se este crédito, essa quantidade de calorias sem comer alimentos de qualidade, gera uma deterioração. Por exemplo, se precisamos comer 2000 calorias por dia e só comer carboidratos (sem frutas, legumes, cereais etc), principalmente na forma de farinha branca (pão, massas, biscoitos) … cria um desequilíbrio alimentar e futuros problemas de peso… especialmente se não houver gasto calórico, ou seja, se não houver muita atividade física.
  • É necessário estar atento ao “poder” das calorias… contidas em cada alimento…sem exagero, a ponto de saber quantas calorias que está consumindo ao detalhe … Mas é bom uma idéia geral do que pode ser comido ou o que é muito calórico para o consumo, caso contrário, pode-se chegar ao excesso de peso
  • Manter os horários das refeições: muito importante porque vai evitar “beliscadas” também em outras ocasiões do dia. Cada coisa que se come, possui uma certa quantidade de calorias que entram no nosso corpo, e mais, muitas vezes com poucos nutrientes sem qualquer qualidade. É oportuno distribuir alimentos em cinco ou seis refeições por dia … que irá estimular o seu metabolismo, acelera a queima de calorias e ajuda a controlar o peso.
  • Permitir algumas “guloseimas” mas saber compensar…Você pode comer doces de tempos em tempos, uma porção de bolo ou uma sobremesa, consciente de que deve voltar para a sua dieta equilibrada, qualidade dos alimentos e ritmo das refeições diárias.
  • Não se deixe levar pelas propagandas: muitos alimentos equivocadamente são associados a “diversão “… associados com certos alimentos (muitas vezes processados) a um estado de espírito … em detrimento de alimentos saudáveis como frutas e vegetais, que não tem tanta promoção e perdem seu lugar na percepção dos consumidores, com tanto bombardeio de “publicidade” dos produtos industriais e transformados que são ricos em gordura, açúcar, etc.
  • Desfrutar da comida, mas…: é muito bom desfrutar de uma boa refeição, socializar,mas isso não é tudo…O prazer de comer é benéfico, sempre na medida certa…”Comer para viver e não viver para comer!”
  • No Reino Unido segundo dados do “UK National Food Survey” o consumo de calorias por habitante se reduziu em 20% entre 1940 e 1990. Significa que un inglês consume entre 300 e 400 calorias menos que há 20 anos, Entretanto … mais e mais pessoas sofrem de sobrepeso. Uma das causas:se come menos talvez…mas há menos atividade física:computador, uso do carro, a televisão … Fazer algum exercício e caminhar mais, ou seja,levar um estilo de vida mais ativo é a CHAVE!
  • Fazer compras : ir pessoalmente escolher os alimentos frescos, frutas, legumes, peixes, etc, também ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância da saúde e alimentos que entram no nosso corpo … por isso é muito bom escolher os mais frescos, da época e saudáveis!
  • Tenha alguma ocupação criativa: fazer alguma atividade que você realmente goste em seu tempo livre, e gaste a sua criatividade e energia lá … Isso ajuda a combater a ansiedade e é uma alternativa que evita o fato de estar pensando em comida o tempo todo.
  • Voltar a compartilhar: reunir-se com nossos entes queridos, comer juntos, conversar sem ver televisão, de maneira relaxada, com tempo , preparando comidas caseiras, mais saudáveis e reforçando ou voltando a formar bons hábitos … respeitando os horários das refeições
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Conselhos para controle de peso

  1. Pingback: O que é a Dieta Ortomolecular - WMnett

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *