Homônios Cortisol Adrenalina Insulina e outros

Você pode se lembrar de hormônios a partir da adolescência quando estava louco por sexo. Ou na mais recente crise de choro da sua parceira.

Mas se você está sentado ali presunçosamente pensando que você é imune ao hormônios só porque você não é mais um adolescente e do sexo masculino, pense novamente.

Na verdade, se você soubesse todas as maneiras que os hormônios podem atrapalhar sua vida, você provavelmente iria começar a chorar como uma menina.

Hormônios masculinos fora de controle pode fazer você armazenar muita gordura, dificultar a sua capacidade de combater o estresse e fazer com que você coma quando está saciado.

Ela pode levar à síndrome metabólica e diabetes e pode afetar seu sono e vida sexual.

Muita coisa errada pode acontecer com hormônios fora dos padrões normais, isto é devido a grande alcance do seu sistema endócrino, que comanda atividade corporal, utilizando poderosos hormônios . “É como a Internet interna do seu corpo”, diz o farmacologista John McLachlan, Ph.D., diretor do centro de pesquisa bioambiental da Universidade de Tulane. “O hipotálamo e a hipófise são os centros de controle, como servidores de envio de mensagens indo e voltando entre os seus órgãos. Seu pâncreas, glândulas supra-renais, tireóide e testículos fazem parte deste sistema afinado.”

Essa sintonia fina aumenta a vulnerabilidade do sistema, uma vez que se baseia no feedback complexo para se auto-regular.”Se esse feedback é distorcido, ela pode atrapalhar o processo”, diz Vivian Fonseca, MD, diretor de endocrinologia no Health Sciences Center da Universidade de Tulane.

Os hormônios do estresse: o cortisol e a adrenalina

Se você provocar um rottweiler bravo ou enfrentar um cliente irritado, a resposta do seu organismo ao estresse é o mesmo: O hipotálamo inunda seu sangue com hormônios para alertá-lo. “O cortisol e adrenalina são hormônios do sistema de alarme do seu corpo”, diz o Dr. Fonseca. Eles fazem seu coração bater mais rápido e dilatar os brônquios, para que possam alimentar de oxigênio o cérebro e mantê-lo alerta. Eles também liberam gordura e glicose em sua corrente sanguínea para fornecer energia de emergência.

Seus hormônios estão em sintonia?

Demasiado stress pode manter seus níveis de cortisol constantemente elevados, o que perturba o seu sistema metabólico. Este, por sua vez, sinaliza as células a armazenar gordura, tanto quanto possível. Pior, a gordura tende a se acumular em sua barriga como gordura visceral, que fica atrás de seus músculos abdominais e tem mais receptores de cortisol do que outra gordura.

Para defender-se contra a interrupção-hormônio do estresse, o hábito de exercitar uma hora por dia, três dias por semana. Isso ajuda a regular os níveis de cortisol, dizem pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio. Além disso, tente comer alimentos orgânicos, tanto quanto possível, a fim de evitar a atrazina,pesticida comum.

Este produto químico foi mostrado para afetar o equilíbrio hormonal em anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A National Health and Environmental Research Laboratory aorealizar pesquisas mostrou que a atrazina produziu aumentos extremos nos níveis de hormônio do estresse em ratos. Na verdade, a reação de tensão foi semelhante à observada quando os animais foram mantidos contra a sua vontade.

Hormônios de Peso: leptina, grelina, CCK, insulina

Você tem um exército de hormônios dizendo-lhe quando comer e quando colocar o garfo. O hormônio grelina começa o ciclo quando o estômago está vazio, solicitando aos neurônios em seu hipotálamo para fazer você sentir fome. Então, quando você começar a comer, seu estômago estica e você secreta colecistoquinina (CCK), um inibidor de apetite.

Hormônios agora começam a trabalhar horas extras para ajudá-lo a manter-se longe da mesa. Seus intestinos produzem peptídeo YY, que diz a seu cérebro que você já teve o suficiente de comida, e seu pâncreas envia insulina. Isso sinaliza que você está metabolizando uma refeição e que você não deve consumir mais.

A leptina, um hormônio produzido pelas células de gordura, diz também o hipotálamo que você está cheio, solicitando a secreção de alfa-MSH, que é um hormônio do apetite.

Tudo isso ajuda o corpo a manter um equilíbrio entre a fome e a saciedade. Por que tantos hormônios no jogo? “Regulação de energia é necessário para a sobrevivência, por isso temos muitos caminhos redundantes em caso de qualquer falha”, diz Robert Lustig, MD, um endocrinologista na Universidade da Califórnia em San Francisco. “Mas nós nunca deveríamos ter tanta comida tão prontamente disponível, e certamente não muito açúcar.”

Seus hormônios estão em sintonia?

Fome? Completa? Você pode não ser capaz de confiar em sua intuição. Quando você ingere comida demais, você começa o excesso de secreção de leptina. “E se você secretar uma grande quantidade de leptina de forma crônica, ele deve informar o seu cérebro: ‘Olha, você está comendo muito, você precisa parar'”, diz o Dr. Fonseca.

Mas interrupções no leptina (principalmente de muito açúcar), em vez de dizer a seu cérebro para parar, enviam sinais de fome, mesmo que você tenha acabado de comer. Isto pode levar a doença de fígado gordo e resistência à insulina. “Quando a insulina sobe, ele bloqueia a sinalização da leptina, o que significa que seu cérebro pensa que você está morrendo de fome”, diz o Dr. Lustig. Isso, é claro, configura um ciclo de retroalimentação perverso.

Além de perder peso, a melhor defesa contra as perturbações do leptina é reduzir a ingestão de açúcar.

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