Prevenção da osteoporose pela alimentação

Os ossos são órgãos com vida que compõem o nosso esqueleto . A espessura do osso atinge o seu pico em torno dos 20-30 anos. Então , a densidade óssea é perdida paulativamente. Nas mulheres ocorre rapidamente a perda de densidade óssea quando a menopausa inicia e aumenta após os ovários deixarem de produzir estrogênio completamente. A diminuição da massa óssea dos ossos pode causar uma doença chamada osteoporose , que enfraquece os ossos tornando-os mais frágeis e aumenta o risco de facturas.

Então, é necessário no dia a dia uma alimentação rica em cálcio para prevenir a osteoporose , de acordo com as orientações do Instituto Nacional de Saúde :

mulheres pré-menopausa – com idades entre 25 a 50 anos —————- 1, 000 mg
mulheres pós-menopáusicas com menos de 65 anos usando a reposição hormonal de estrogênio ——— ……………………….. ………………………………– 1000 mg
mulheres na pós-menopausa que não utilizam reposição ———————- 1 , 500 mg

prevenção da osteoporose pela alimentação


Qualquer mulher com mais de 65 anos ——————————————- 1, 500 mg

A melhor maneira de começar a exigência diária de cálcio é através dos alimentos . É importante comer para ter ossos fortes e manter a densidade óssea ideal.

A dieta deve incluir fontes do mineral cálcio. Comer duas porções diárias de leite ou produtos lácteos: como queijo, iogurte ou sorvete. Não é recomendado comer gordura animal , por isso você deve selecionar produtos alternativos de baixo teor de gordura. Outras fontes de cálcio: vegetais de folhas verdes tais como: tipos de alface, espinafre, brócolis , couve de Bruxelas , quiabo , alho-poró , as sardinhas , salmão, morango, tangerina , alcachofra, acelga, nabo entre outros.

Você deve usar um suplemento à vitamina D , se não ficar exposto ao sol por pelo menos 15 minutos diários.

Reduzir a ingestão de cafeína ( substância efetivamente impede que o cálcio seja absorvido. ) Evite refrigerantes , café e chocolate, por seu alto teor de cafeína.

Acrescente anos à sua vida. Eles facilitam a absorção do cálcio pelo osso.

Os tipos de suplementos de cálcio mais usados :

O carbonato de cálcio fornece 40% de cálcio. Cerca de 30% deste tipo de cálcio é absorvido pelo corpo, dependendo da quantidade de ácido no estômago.

A escolha do suplemento citrato de cálcio fornece 21% de cálcio.

Não é recomendado o uso de cálcio quelatizado ( por exemplo, malatato de citrato cálcio) já que a quelação pode inibir a absorção. Nem o cálcio na forma de “concha de ostra , dolomita, farinha de osso “, porque esses produtos podem possuir pequenas quantidades de poluentes tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio. Suplementos de cálcio não deve ser ingeridos com produtos que contenham fibras, ferro ou com drogas que bloqueiam a produção de ácido no estômago.

É importante que você exponha ao seu profissional de saúde o que você está ingerindo de cálcio na alimentação , pois é importante não tomar mais de 1.500 mg de cálcio diariamente através de suplementos , porque aumenta o risco de prisão de ventre, gases abdominais, e hipercalcemia (altas taxas de cálcio no sangue ).

Em particular , as pessoas que têm uma história de desenvolvimento de pedras nos rins , o excesso de cálcio ( mais de 1.500 mg de cálcio ) pode aumentar o risco de desenvolver pedras.

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3 respostas para Prevenção da osteoporose pela alimentação

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